quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ASFALTO MUDA VISUAL DA PRAÇA SÃO FRANCISCO



As vias do entorno da Praça São Francisco estão passando por uma reforma geral. O calçamento, feito há cerca de 60 anos, serve agora como base para uma nova cobertura, com massa asfáltica.
Motoristas e alguns moradores comemoram a mudança. Para a maioria deles o asfalto traz benefícios como maior facilidade para limpeza e, claro, melhor trafegabilidade.
Os detalhes sobre a transformação total da área central da cidade e as próximas ruas a passarem por reforma você confere na próxima edição do JPF.

28 comentários:

  1. muito boa a iniciativa de nova pavimentacao da praca espero que nao fique so nessa e que olhem para algumas ruas criticas da cidade por exemplo a rua do estacionamento do nirdinho que se encontra em pessimo estado.

    ResponderExcluir
  2. O que difere um povo de outro? O que une e o que separa os indivíduos de tantas partes do mundo?

    Para conhecermos um povo recorremos à análise de seus hábitos, sua forma de demonstrar sentimentos, expectativas e suas manifestações espirituais onde se refletem seus valores e sua história compondo o que hoje entendemos como cultura.

    A cultura inclui conhecimentos, construções arquitetônicas, artes, moral, leis, costumes, hábitos e qualquer outra manifestação que expresse a vida de um povo. Essas manifestações são, em verdade, a própria identidade de uma sociedade e exprimem sentimentos comuns que manifestam singularidade, o que por si só, abarca indiscutível valor humanístico. O século XX foi marcado por movimento político mundial de preservação do Patrimônio Cultural de tal modo que é certo dizer, hoje, que a preservação da identidade popular é uma das funções do Estado e um dever de toda sociedade. É com muita frustração e tristeza que vejo minha querida cidade de Poço Fundo perder toda sua beleza cultural. Nunca vi tanta destruição e descaso em uma só fotografia. A igreja que começou a ser construida em 1870, perdeu sua bellissima cor original e também com ela todo um conteúdo historico. Para melhor entender minha frustração, imagine se o Corcovado no Rio de Janeiro também fosse pintado; o que isso representaria para nosso valor cultural e histórico? O Rio de Janeiro com certeza não seria mais o mesmo e a mesma coisa e verdadeira para com Poço Fundo! O calçamento das ruas que foram feitas a 60 anos atrás, de acordo com o jornal, hoje descança debaixo de uma camada de asfalto, insentivando auta velocidade e desrespeito no trânsito.

    Como vivo em outro pais a mais de anos, aprendi a valorizar e respeitar todo e qualquer patrimônio cultural. Me entristece muito saber que não podemos fazer a mesma coisa ai no Brasil! Sou casado com uma Americana, que quando pela primeira vez, ai visitou Poço Fundo, se deslumbrou com o charme das ruas de pedra. Hoje, é com muito pesar que olhamos essas fotos, e vemos historia sendo apaganda como se fosse um mero rascunho. O que foi feito é um tremendo ato de vandalismo e descaso de nossos administradores para com a nossa cidade, sociedade e história.

    Neste final de ano, me formo aqui nos Estados Unidos em ciências e matemática e espero um dia poder voltar para minha querida terra natal e ajudar a preservar o pouco que ainda resta de nossa história e cultura.

    ResponderExcluir
  3. Aposto que o prefeito esta fazendo algo para a cidade, pelo o fato da eleição ja esta se aproximando....
    E para poder falar que fez algo para a cidade e para enganar os bobos que acreditam nas ladainhas que ele fala...

    ResponderExcluir
  4. Pois é querido Saulo, concordo com você, mas você precisa fazer um curso de letras e não de matemática. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. A você Sr. Saulo,não lhe conheço mas parabenizo-lhe pelo comentário. Aliás, sorte a tua de ver apenas este pedaço da cidade pois se visse o resto(desleixo), provavelmente te daria um infarto. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Sr.Saulo,

    O Sr. mora nos EUA e se acha no direito de achar bonito, histórico ou bucólico os paralelepípedos, que de cultural não tem nada, nossa cidade não tem vocação turística, não tem infra-estrutura para tal e muito menos procura para isso.
    Enquanto o Sr. anda em rua bem pavimentadas e em auto estradas, fica filosofando e sentindo-se indignado com um problema que não tem conhecimento, nem convívio diário.
    Nossos veículos ficaram mais silenciosos, pois os paralelepídedo faz uma trepidação horrível a quem dirige, nosso centro ficará mais urbanizado e moderno, sem aspecto de um cidade parada no tempo e largada a própria sorte. Se não temos nenhum programa de incentivo ou trabalho no que se trata de cidade histórica, como Congonhas, São João del Rey ou outras demais cidades históricas mineiras, vamos deixar Poço Fundo caminhar rumo o desenvolvimento e quem sabe assim atrair os olhos de empresas maiores para que possam aqui se instalar!
    Espero que todo centro passe por essa modernização e que possamos colher frutos estéticos e econômicos desta mudança!
    Em tempo, o Sr. ainda não sabe, mas este " patrimônio cultural " ao que o Sr. se refere quando mau conservado ou encaixado, causa vários dissabores e acidentes, tais como furos em pneus, quedas de bicicletas e motos.
    Este último curiosamente e coincidentemente, flagrado por mim a apenas 2 horas atrás, quando uma moça descia a R. Ferreira de Assis em uma pequena moto passsou por um paralelepípedo solto que caiu de forma gravíssima no chão, sendo encaminhado para Alfenas com ferimentos graves no rosto.

    Disso isso, espero que o Sr. quando nos honrar com a visita deste filho ausente, ande despreocupadamente pelas ruas históricas que ainda existirem e que quando sentir-se esfacelado no chão lembre-se do cultural e bucólico atendimento de nosso Hospital Gimirim.

    Saudaçãos de um filho presente.

    ResponderExcluir
  7. Para manter as ruas de pedras, que concordo a respeito do valor histórico, seria necessário também a manutenção destas pela prefeitura, pois as pedras soltas dificultam a locomoção dos deficientes e causam acidentes como o que aconteceu hoje com uma colega na rua Ferreira de Assis, próximo a avenida.

    ResponderExcluir
  8. o povinho atrasado esse o que cultura tem a ver com melhorias voces q postaram ai tem carro sabem o q estas pedrinhas do passado faz em um carro simplesmente destroi vira uma escola de samba de tanto barulho bando de atrasado .

    ResponderExcluir
  9. Saulo, concordo com voce! Gostaria tambem de parabeniza-lo pelo seu comentario. uau... muito bom mesmo. abracos

    ResponderExcluir
  10. Ao querido SR Saulo amante da cultura!! Para começar vc tá de brincadeira comparar nossa cidade com o RJ, já para a camada de alfalto existe placas de sinalização de trânsito se vc não sabe??!!!
    Se vc gostasse de sua cidade com esse papo de cultura, valores e habitos!! deveria ter ficado aki, para ajudar o seu município a crescer!!! e não ter saido para os EUA, apesar que palpitar nessas horas é muito facil!!!

    Parabéns a prefeitura pela obra!! esperamos que continue em outras ruas do centro porque a situação ha tempos não é boa!!!

    ResponderExcluir
  11. Saulo,ainda bem que existem pessoas como voce para divulgar a realidade dessa belissima cidade que teria tudo para ser uma cidade historica mas que com desleixo da populacao e a ignorancia existente debaixo de tantos narizes empinados que se dizem "ricos", ou ate mesmo os pobres de sabedoria que deixam de ver esse tipo de coisa para cuidar da vida alheia.

    Uma cidade bonita e de povo acolhedor, onde todo mundo conhece todo mundo,mas ao contrario de muitas cidades encantadoras que conheci, menores ainda que Poco Fundo,porem muito bem cuidadas e de povo muito feliz em conhecer ao proximo e querer-lhe bem de verdade e nao na falsidade.

    Sou poco fundense, ao amigo de cima ai, sou professor universitario justamente do curso de Letras, e o que diz nao e a formacao de nosso amigo nao parceiro, e a capacidade de enxergar o que voce nao enxerga,e significa justamente o que acabei de dizer. A preocupacao com o proximo,e a inveja, a dor de cotovelo veda seus olhos de enxergar a cidade que voce mora.

    Espero quando visitar minha querida cidade novamente nao me entristecer tanto quanto me entristeco a cada vez que apareco ai e vejo tanta coisa sendo desfeita de forma nao pensada.

    Ps: Ah, amigo nao coloquei acentos porque meu teclado e italiano ta, procure cuidar do seu patrimonio ao inves de invejar o que os outros fazem, e fazem MUITO BEM. Parabens pelo comentario amigo Saulo, voce sim, e um homem sabio.

    ResponderExcluir
  12. Pois bem, amigo Saulo, gostei muito de ler seu comentario.

    Doi aos olhos ver essa fotografia sinal de destruicao em nossa pequena cidade. Tambem sou poco fundense e nao moro nessa cidadezinha para poder ajudar a preservar nosso patrimonio.

    Poco Fundo tinha tudo para ser uma cidade historica, porem os narizes empinados, ou os que se dizem ser "ricos" ou ainda os ignorantes de sabedoria nao enxergam isso e preferem cuidar da vida alheia ao tomar uma atitude benefica a si proprio.

    Ao querido amigo anonimo, que escreve sobre o curso,lhe digo. Caro amigo,o que conta nao e a formacao nao,meu amigo, e a sabedoria coisa que voce nao tem. A ignorancia que digo de cuidar do que os outros fazem e FAZEM BEM, te veda os olhos de enxergar o que acontece ai do teu lado. Sou professor do curso de Letras,meu caro amigo,nao lhe interessa minha vida, porem acho que voce deveria estudar mais e cuidar da sua vida antes de sair criticando algo que voce nem sabe do que se trata. Te pergunto. Quem foi o primeiro prefeito de sua cidade? ou entao Por que Poco Fundo possui esse nome? ou melhor ainda Quantos anos tem sua cidade? Tenho certeza que voce nao sabe me responder logo de cara, coisa que sei que as criancas dai sabem, pois se bem conheco as criancas dai me parecem mais instruidas que voce, como critico.

    Mas continuando o asssunto, me doi ver tudo isso sendo destruido,pois conheci tantas cidadezinhas lindas e preservadas, menores que Poco Fundo, onde todo mundo tambem conhecem todo mundo, porem com um detalhe, conhecem e querem bem de verdade, nao com a falsidade que vejo postada nesses comentarios onde se esbanja inveja e dor de cotovelo.

    Caro amigo, quando nosso amigo diz que voce teria um infarto se visse o resto, ele nao estaria mentindo nao, realmente nossa cidadezinha esta um desleixo nas maos de pequenos. Espero nao me entristecer tanto quando voltar a visitar minha cidade,pois, a cada visita uma surpresa desagradavel.
    Vou me despedindo aqui com um pequeno apelo. Pessoal,cuide do que e de voces, preservem, facam a diferenca pois sei que essa cidade E CAPAZ.

    Ps:Amigo critico ai, nao coloquei os devidos acentos porque meu teclado e italiano ta.

    ResponderExcluir
  13. Saulo, já que vc está morando aí nos EUA e está impressionado com a preservçeão do patrimônio cultural e histórico daí, sugiro que fique por aí mesmo. Vc vir aqui falar que o asfalto na praça está destruindo o patrimônio histórico da cidade, vc está de brincadeira. Lhe pergunto,a história de Poço Fundo é baseado em pedra, ou em uma rua? Várias cidades estão se adequando dessa maneira e nem por isso deixaram de preservar o patrimônio histórico e cultural de sua terra. A construção do coreto(acho q vc nem sabe disso, devia se informar melhor sobre que se passa na cidade) é uma bela fomra de lhe mostrar que o patrimônio está sendo recuperado. E sem falar q pro tráfego de veículos será ótimo esse asfalto, não só na praça mais como em vários outras vias da cidadee de muitas outras q em breve receberão asfalto.
    Agora Sr Saulo, sua opinião merece respeito, mais vc está em um outro mundo e vc JAMAIS deve usar isso como exemplo de comparação com q vc mesmo disse, ser sua terra natal. Poço fundo está muito bem, e não é um asfalto na rua q vai desfazer todo sua história. Parabéns a prefeitura pela obra e espero dar mais parabéns para as próximas ruas a serem calçadas.
    Agora Sr Saulo, só te lembrando, nada melhor que a evolução, portanto(mesmo estando em outro país - evoluído)evolua, mostre em seus próximos comentários que nossa cidade está evoluindo dentro da normnalidade que lhe é cabível e que uma asfalto na praça não pode ser criticado e sim elogiado.
    Parabéns prefeitura.

    ResponderExcluir
  14. Ao anônimo que fala que o teclado dele é italiano, gostaria de saber o que ele acha da palavra IGNORANTE. Vir aki falar que Poço Fundo está acabando, pelo amor de DEus é muita babaquice pra pouca gente, nossa senhora.

    ResponderExcluir
  15. Criticar é muito fácil, mas na hora em que precisamos de ajuda, todos fogem, fingindo não saber do que se trata.
    O município nada mais é do que a nossa casa.
    Ao criticar faça essa comparação: na nossa casa, quando esposo e filhos são uns folgadões, a coitada da esposa sofre muito para tentar manter a casa arrumada e atender a todos os desejos de seus folgadões; assim é o município: enquanto os seus governantes procuram atender a todos, muitos viram as costas e não colaboram e o que é pior, criticam.
    Aos críticos de plantão deixo aqui uma sugestão: não critique se não for capaz de ajudar.
    Não estou dizendo isto por que estou defendendo o Prefeito Beto, mas diria o mesmo se o Prefeito fosse qualquer outra pessoa que pensa no melhor para a população do lugar onde vive.
    Quanto ao nosso colega que hoje vive nos EUA, fique sabendo que a integridade física de pessoas que usam nossas vias deve vir em primeiro lugar, e muitos são os casos de motociclistas que se acidentaram em paralelepípedos que aparentemente não ofereciam riscos e estavam soltos, causando-lhes o dissabor de se acidentarem e terem suas motos danificadas; e aí? Como fica o saudosismo: talvez alguém possa passar pelo local onde se acidentou e dizer: - Foi aqui que perdi um de meus braços, ou coisa parecida.

    ResponderExcluir
  16. Engraçado... O amigo nascido em Poço Fundo ai de cima, o Saulo, escreveu um artigo grande, pra dizer que é contrário ao asfaltamento da Praça São Francisco. Eu moro em Poço Fundo, sou poço-fundense de naturalidade de endereço e de coração. Passo pela praça umas 6x ao dia, pra trabalhar.

    Não vejo que relação tem os ladrilhos com cultura da cidade. O ladrilho é uma boa opção, mas em avenidas como a João Gonçalves de Lima, onde o tipo de solo não permite o asfaltamento. A cultura da cidade está no Povo, e esse tem muita cultura, é ricos em costumes, tais como o Sarau, a Congada, Encontro de Carreiros, Desfile de Cavaleiros, Carnaval dentre muitos outros.

    Claro que você não sabe disso, e provavelmente nem procurou saber, mas a cultura esta sim presente no povo, independente de como é a pavimentação da Praça. Inclusive, na Praça em referência, está sendo construído um coreto, que vai deixar ainda mais bonita a Praça São Francisco.

    Friend, do not be looking for defects in our peaceful and hospitable city, it goes very well, thank you. Worry more about the place you live, which is a complicated and biased people.

    Have a nice day!!!

    ResponderExcluir
  17. "Tambem sou poco fundense e nao moro nessa cidadezinha para poder ajudar a preservar nosso patrimonio."??????

    Nossa, rsrsrs. Essa eu realmente não entendi!

    Poço Fundo não é uma cidade histórica como São Tomé ou Parati. Então você acha que a prefeitura não deveria ter calçado as Ruas de terra,porque antigamente as ruas eram todas de terra???

    Que saiam os carros, tragam de volta os cavalos!!! Foram caminhões, que venham os carros de boi!!!!

    Piada esses comentários acima, visivelmente partidaristas.

    Ou melhor, sem comentários!

    ResponderExcluir
  18. A pessoa faz um comentário, a mesma pessoa elogia seu comentário! kkk

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. O Saulo, pq ao invés vc ficar criticando o q vc diz ser sua terra natal, vc não ingressa no exército aí dos EUA e vai pro Afeganistão, Iraque ou Líbia. Pq lá não deve ter mais asfalto, e tem muita pedra pra vc curtir e adorar.
    E aproveitando a oportunidade, pq vc não tenta trazer alguma empresa americana aqui pra poço fundo, afinal pra vc instalar uma empresa aqui em poço fundo deve ser muito fácil, talvez o errado seja todas as administrações que passaram por aki né, mais vale a dica, tente trazer alguma empresa americana pra cá. Garanto pra vc que ao invés do coreto da praça, colocaremos uma estátua sua.
    Desce do degrau da ignorância em que vc está!!!!

    ResponderExcluir
  22. Di preferencia peladão................rsrsrs

    ResponderExcluir
  23. Ehh, quando disse que o povo poco fundense e ignorante de sabedoria e mesmo. Uma cidade historica gente, nao e o mesmo que cidade turistica... agora se os paralelepipedos derrubam os motociclistas, desculpem gente,mas quem deveria cobrar isso do prefeito e voces que moram ai e nao a gente que da valor a cidade por nao estar ai. Eu frequento a cidade regularmente, porem nao tenho voz suficiente para solicitar, ou entao exigir do audacioso prefeito a manutencao dos blocos,pois ate pouco tempo morava ai pessoal,e o que pude fazer em exigencias aos vereadores para beneficio da propria cidade, eu fiz.. fiz parte do apoio aos professores para um aumento de salario, pois os coitados ralam na zona rural sem recursos e soltam alunos ao nivel de escola particular. Parabenizo o que for para parabenizar na cidade, mas gente, desculpe ai, vai dar um jeito de manter a cidade de voces, pois o coreto que falaram ai em cima, estive em menos de quinze dias nele e aquela praca esta um verdadeiro lixo, quem toma conta dela e o pinga fogo. Abram esses olhos para a cidade de voces,ao inves de criticarem, o que escrevemos sao opinioes,nao criticas. Ajudem a manter a cidade de voces entao,para nao acontecer acidentes como o da colega de voces, que por sinal sinto muito, mas quero ver quanto acidente vai ter desses doidos descerem correndo essa praca ai asfaltada,pois com blocos presenciei muitos ja,quero ver asfaltada.Defendam mais acidentes. Bem que dizem que Poco Fundo tem uma nuvem negra que cobre a cidade impedindo-a de crescer, to comecando a acreditar nisso ja... ahhh... Ave Maria, para voce ai parceiro....

    ResponderExcluir
  24. Preservação cultural foi boa...rsss

    Até quando o desenvolvimento de nossa cidade estará atrelado à ignorância de alguns que, por vezes se dizem letrados e estudados?

    Em alguns comentários acima vejo um amigo dizendo todas essas críticas não passarem de partidarismo. Concordo plenamente. Alguém aqui se lembra de algum conterrâneo chamado Saulo Peres? E Rose Souza? Certamente saberíamos ou conheceríamos, até porque, como o próprio amigo disse, aqui todos nós nos conhecemos. Poste, por gentileza, Sr., seu perfil em redes sociais ou algum site que o mostre. Lançar um nome comum é tão fácil quanto se entitular Anônimo.

    Sou totalmente a favor do desenvolvimento. Inclusive, nossa cidade está sim caminhando para isso. Deem uma olha no post referente à nova sede do CEC e verão como tenho razão.

    É disso que precisamos. Crescer, mudar, melhorar. Fazer com que nossos filhos não precisem ir para tão longe buscando qualidade de vida. Temos potencialidades e, certamente a conquistaremos se continuarmos nesse caminho.

    ResponderExcluir
  25. Saulo parabéns pelo seu comentário! É claro que dessa atual administração também não esperava nenhuma consciência cultural!
    Porém tem um consolo, já que a Prefeitura deixa a cidade quase toda esburacada, melhor calçar a praça e assim pode ficar mais este resto de ano e o ano que vem sem nenhuma manutençaõ!

    ResponderExcluir
  26. ai ja estava muito bom é claro que tbm ficou melhor mais não tinha necessidade disso agora enquanto muitas gente em algumas ruas estao morrendo afogados pela poeras porque não cauça as outras que precisam realmente ..

    ResponderExcluir
  27. Gente pra que tanto bafafa, POCO FUNDO e POCO FUNDO e sempre sera, voces estao falando do asfalto e aquele portal feio e sujo na entrada da cidade que nao serve pra nada,que ninguem cuida ta todo sujo que dinheiro jogado fora,mas como nao sai bolso deles vao fazendo o que querem,falar e facil mas participar e dificil, o povo tem que participar mais, todas sextas feiras tem reunioes para tiscutir o que pode e o que nao pode ser feito, participe quem sabe voces nao possa ser ouvidos,

    ResponderExcluir
  28. o cara nem mora em poço fundo e quer falar merda, tenha dó fika ai nos EUA mesmo vc ne sabe oq ta falando poço fundo é uma cidade historica bonita e sempre vai ser assim

    e aproveitando...o PREFEIToooo e a rua do bar do kilinho la no bairro sao benedito eu acho q é a unica rua da cidade q ainda é de terra....

    ResponderExcluir