sábado, 2 de outubro de 2010

TRE tenta garantir eleições sem erros

Treinamento e informações sobre a obrigatoriedade da apresentação de dois documentos na hora do voto foram levados a vários pontos do município por equipes do Cartório Eleitoral de Poço Fundo

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Poço Fundo realizou, do dia 10 ao dia 30/09, um intenso treinamento dos eleitores no uso da Urna Eletrônica. Uma máquina foi instalada nas proximidades do Fórum (em frente à casa lotérica), para uma "apresentação" aos cidadãos, e outra foi levada a escolas e locais com grande movimentação de pessoas, principalmente em dias de festas ou celebrações religiosas. Além do treinamento, as equipes do Cartório Eleitoral também repassaram informaçõesimportantes sobre as regras das eleições deste ano, como a exigência de que se apresente um documento com foto junto com o titulo de eleitor na hora da votação.
Segundo o Técnico Judiciário Francisco de Melo Lima, que acompanhava os trabalhos diante da Lotérica, a idéia é promover o máximo de divulgação, para evitar transtornos e facilitar a vida do poço-fundense."Buscamos atingir o máximo de pontos e pessoas possíveis neste treinamento. A idéia é promover o acesso á urna, repassar orientações importantes e fazer com que no dia do pleito o processo seja o mais fluido e rápido possível, evitando problemas, erros e a nulidade de muitos votos", disse.
As principais orientações estão relacionadas aos documentos que o cidadão deve apresentar no dia das Eleições, quando for fazer a sua escolha. Segundo o Técnico Judiciário, muitos ainda não compreenderam esta nova regra. "Estamos frisando a necessidade de se levar o título de eleitor e algum documento com foto, que pode ser qualquer documento, desde que oficial,como carteira de identidade, profissional, funcional, de motorista... e muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a essa obrigatoriedade. Por isso, a ênfase foi nesta questão".
Quanto à votação propriamente dita, o grande desafio para os eleitores está na quantidade de números a serem digitados. O fato de serem seis candidatos com quantidade de digitos diferentes gera dificuldade, principalmente para as pessoas mais velhas. "Por isso, durante o treinamento, orientamos para que sejam levadas 'colinhas' do próprio TRE, com os números dos candidatos anotados. Assim, acreditamos que dá para evitar muitos erros e facilitar a votação", diz o Técnico Judiciário.
O TRE também contou com parcerias para levar a Urna Eletrônica aos locais mais distantes do municipio. A idéia era promover uma multiplicação de informações não só entre os jovens destas localidades, como também, a partir deles, para os parentes mais velhos. O Analista Judiciário e Chefe do Cartório Eleitoral de Poço Fundo, Paulo Cauê Soave, apresentou ao JPF um roteiro em que se comprovam visitas a várias escolas e também a eventos religiosos nas comunidades rurais. "Assim, os jovens dos bairros mais distantes tiveram oportunidade de receber as orientações e de treinar como votar. Agora, eles também podem repassar o que for ensinado aos seus pais, avós, parentes mais velhos e amigos", aposta.
O treinamento do TRE é feito com candidatos ficticios, usando nomes de personalidades do mundo artístico e números que não serão utilizados nas eleições oficiais.

Ordem dos candidatos

Neste ano, o eleitor terá que votar em seis candidatos diferentes, na seguinte ordem:
1º - Deputado Estadual - com cinco dígitos
2º - Deputado Federal - com quatro dígitos
3º - Senador - três digitos
4º - Outro Senador - três digitos (não pode ser o mesmo escolhido no voto anterior)
5º - Governador - dois digitos
6º - Presidente - dois digitos
Como já foi dito, a principal dificuldade para muitas pessoas está relacionada à votação dos senadores. Como serão, obrigatoriamente, dois os escolhidos, alguns acreditam que podem votar no mesmo candidato duas vezes, mas as regras não permitem isto. "Muitos eleitores pensam que repetir o numero do mesmo candidato fará com que ele tenha mais votos e, assim, garanta sua vaga, mas não é isso que acontece. Ao fazer isso, este segundo voto será anulado, e só valerá o primeiro. Esta foi uma das dúvidas mais citadas durante o treinamento", afirma Francisco.
Vale frisar: Para deputado estadual e deputado federal você pode votar apenas na legenda (ou seja, os dois dígitos do partido escolhido). Para senador, no entanto, SERÁ VÁLIDO SOMENTE O VOTO COM TRÊS DIGITOS. Se o eleitor digitar apenas o número do partido para este cargo e apertar "confirma" o voto também será anulado.

"Colinha" 

Para evitar atrasos e filas na hora da votação, a dica é levar a "colinha", um modelo disponibilizado pelo próprio TRE aos eleitores, para que sejam anotados os números dos candidatos. A colinha está sendo entregue nos postos de treinamento, mas também está disponível no cartório eleitoral e na internet.

Onde votar?

Para aqueles que ainda não sabem onde votar, o cartório eleitoral poderá informar, mesmo no dia do pleito, a Zona Eleitoral, a Seção e o endereço do local de votação. No site do TSE (www.tse.gov.br), é possível obter a informação através do link “Título e Local de Votação”.

Justificativa 

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia das Eleições deverá justificar a ausência, comparecendo a qualquer seção eleitoral munido do requerimento preenchido e do título de eleitor ou documentos a seguir, com foto:
- carteira de identidade;
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho;
- carteira nacional de habilitação (com foto).
O requerimento pode ser obtido gratuitamente no Cartório Eleitoral.
Se você não formalizar a justificativa no dia da eleição, deverá comparecer ao seu Cartório Eleitoral, no prazo de 60 dias a contar da data da eleição, munido dos documentos que comprovem o motivo da ausência. Neste caso, o eleitor preencherá no Cartório um requerimento dirigido ao Juiz e aguardará a resposta. O prazo de 60 dias é contado a partir de cada turno.

Voto em trânsito

O voto em trânsito é permitido apenas nas capitais, para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República. Só poderá votar nesta modalidade o eleitor que se inscreveu previamente em qualquer cartório eleitoral, de 15 de julho a 15 de agosto, indicando a capital do Estado onde estaria presente no dia da Eleição.
Se o cidadão desistir do voto em trânsito não poderá votar em sua seção eleitoral de origem, já que o seu nome está excluído da urna eletrônica de sua cidade. Caso não esteja na capital indicada no dia da eleição, a pessoa poderá justificar sua ausência em qualquer local de votação do país.

Horário de votação
As seções eleitorais serão abertas às 08h00 e encerrarão seus trabalhos às 17h00 em todo o país. Se ainda houver fila de elitores às 17 horas, serão recolhidos os títulos e serão distribuídas senhas. Quem chegar depois da distribuição das senhas não poderá mais votar.

Mais informações

Se você ainda tem dúvidas ou quer mais informações sobre as Eleições 2010 em Poço Fundo, ligue para o Cartório Eleitoral da Comarca: (35) 3283-1432.
Você pode também ir diretamente à sede do órgão, que estará de plantão no dia 3 de outubro (domingo), data em que será realizado o Primeiro Turno. O Cartório Eleitoral fica na Praça Dr. Gouvêa, 156-A (atrás do Fórum).

Nenhum comentário:

Postar um comentário