segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mudanças nas aulas práticas de trânsito


O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) informou, na semana passada, que já está em vigor a lei que obriga os alunos de autoescolas a terem pelo menos 20% das aulas práticas obrigatórias no período noturno. A alteração no Código de Trânsito Brasileiro estipula que os Centros de Formação de Condutores (CFC) ministrem atividades entre 20h e 22h. Cargas horárias dos cursos teórico e prático continuam as mesmas.
Com a medida, os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou à Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) terão que fazer quatro aulas (das 20 estipuladas) à noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria serão três aulas das 15 exigidas.
Em Poço Fundo, as atividades noturnas dos CFC´s já são praticadas há algum tempo. Segundo o proprietário de uma autoescola, Marcos Soares, a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) ainda não efetuou um contato oficial a respeito dos horários a serem cumpridos. Porém, ele ressaltou que isso não será problema para nenhuma empresa. “É apenas uma questão de adequação. A partir do momento em for estipulado isso, cumpriremos todas as exigências. Afinal, a lei é para ser cumprida”.
Marcos ainda afirmou que outras mudanças deveriam ser feitas, como a prática de aulas nas rodovias. “Acho correto o fato do aluno não dirigir somente durante o dia, pois ele deve se acostumar com o trânsito em várias situações. A implantação das aulas noturnas já é um grande avanço. Mas, na minha opinião, os órgãos competentes também poderiam exigir que os aprendizes praticassem atividades nas rodovias, pois, assim, eles teriam mais consciência sobre o trânsito”.
Outro fato que demonstra a adequação dos poço-fundenses à resolução foi o exame prático para a retirada da CNH realizado no último dia 19 (quarta-feira). Nele, o horário foi transferido para as 18 horas. 

Um comentário:

  1. Tambem acho interessante essas aulas á noite,assim ficaremos mais tranquilos quanto a capacidades de condutores em nosso país.

    ResponderExcluir