O Baile de Salão do PFTC - Poço Fundo Tênis Clube (o Poção), tradição incontestável do Carnaval poço-fundense, pode não ser realizado neste ano. A noticia, um verdadeiro pesadelo para os organizadores da festa e de boa parte da população, caiu como uma bomba na cidade e gerou até um abaixo assinado em defesa da manutenção do evento.
De acordo com o Presidente e Diretor Administrativo do clube, David Rodrigues, a possibilidade de que a festa seja proibida é grande, com base em informações que recebeu do Ministério Público. Segundo ele, a Promotoria o convocou para informar que seriam cobradas adequações para eliminar a poluição sonora, e que nem mesmo propaganda da festa deveria ser feita sem as reformas, pois isso poderia gerar um ação que culminaria na interdição do ginásio. A diretoria afirma que não tem condições financeiras para fazer a reforma solicitada, e por isso é possível que o baile de salão no Ginásio Poliesportivo do clube não seja realizado este ano.
Procuramos o Ministério Público e tentamos falar com o Promotor César de Lima. Ele estava às voltas com uma reunião e não pôde nos atender, mas por meio de seus auxiliares disse que enviaria uma Recomendação à diretoria do Poção, exigindo a adequação quanto ao som. Segundo o Promotor, não se trata de impedir a Festa de Carnaval ou mesmo o Baile de Salão, mas sim impedir que o evento seja realizado num local inadequado. "Caso o PFTC não tenha a intenção de resolver o problema, a festa pode ser feita em qualquer outro lugar, menos lá. Eles tiveram um bom tempo para fazer isso e simplesmente preferiram ignorar o assunto, além de quebrar vários itens de acordos firmados. Por isso é preciso fazer cumprir a lei" informou o Analista Mateus Caixeta.
Ainda segundo a Promotoria de Poço Fundo, a ação não partiu por causa de denúncias recentes quanto ao som no Poção, mas por determinação do próprio Ministério Público. Isso se deu porque o caso envolve desde crimes contra o meio ambiente até questões relacionadas à saúde pública, e essas questões independem de reclamação formal para que sejam tomadas providências.
A noticia completa está no Jornal de Poço Fundo deste sábado (5).
A Recomendação já foi entregue à diretoria e o Promotor solicitou que uma cópia fosse enviada para nossa reportagem. Confira o teor do documento e tire suas conclusões.
CONFIRA ABAIXO O TEOR DA RECOMENDAÇÃO: