segunda-feira, 31 de maio de 2010

25º Desfile de Carreiros anima Poço Fundo

O 25º Desfile de Carreiros de Poço Fundo animou a cidade neste fim de semana (29 e 30). A festa começou no sábado com show da dupla Jânio e Jefferson, que animou o público presente na avenida Dr. Lélio de Almeida (próximo ao Cristo Redentor). No domingo, agricultores de todo o município fizeram questão de unir seus melhores bois e carrea-los para participarem do famoso Desfile de Carreiros.
O evento é considerado um dos pontos mais fortes da cultura poço-fundense e sempre conta com uma grande participação popular. Todos os participantes receberam prêmios.
A cobertura completa do acontecimento estará na edição 272 do Jornal de Poço Fundo, que será publicada no próximo sábado (5).

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Seminário sobre Indicação Geográfica articula produtores de Machado, Poço Fundo e Campestre

Com o objetivo de incentivar o estabelecimento de Indicação Geográfica (IG) para o café produzido nos municípios de Machado, Poço Fundo e Campestre, será realizado, no dia 26 de maio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Machado, um seminário para ampliação do debate sobre os desafios e oportunidades desta iniciativa. O evento é uma realização da Embrapa Meio Ambiente e do IFSULDEMINAS, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e prefeituras dos municípios envolvidos. Instituições de ensino, pesquisa e extensão também apóiam a iniciativa, como Embrapa Café, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), EMATER-MG e Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Dada à crescente importância das Identificações Geográficas para a economia brasileira, busca-se incentivar a organização dos cafeicultores destes municípios para a solicitação de registro na modalidade Indicação de Procedência. Segundo o pesquisador Miguel Angelo da Silveira, coordenador do projeto, estudos apontam que este território é diferenciado em termos de ambiente e qualidade do café produzido, sobretudo, em função de aspectos edafoclimáticos, sócio-econômicos e culturais particulares, com identidades coletivas próprias. “A IG traz como resultado a agregação de valor ao produto, aumento da renda e notoriedade para a região”, ressalta.
No Brasil, a partir dos anos 1990, as IGs despertaram atenção das políticas públicas nacionais e estaduais, incentivados pelo crescente e cada vez mais atraente mercado de produtos agroalimentares diferenciados. No Sul de Minas, nas últimas quatro décadas, os vários tipos de cafés produzidos ganharam notoriedade internacional em função da produção de grãos de excelente qualidade de bebida, com corpo e aroma acentuados, doçura característica e pouca acidez.
Na avaliação da pesquisadora da Embrapa Café, Helena Maria Ramos Alves, da equipe do Laboratório de Geoprocessamento da EPAMIG - GeoSolos, a definição de um código de qualidade no âmbito da IG acaba por beneficiar todo o setor, agregando valor não apenas ao produto, mas também serve como gerador de desenvolvimento para toda região envolvida.
Para a secretária de Agricultura de Campestre, Maria Isabel Rocha, além das especificidades geográficas e históricas da região, existe capital humano capacitado e comprometido para que a iniciativa de registro de IG tenha êxito. “A semente está sendo lançada para que as próximas gerações colham seus frutos”, enfatiza.

Programação
A situação atual e as perspectivas da IG para os cafés de Machado, Poço Fundo e Campestre será o tema de abertura do seminário, proferida pelo pesquisador Miguel Angelo. Em seguida, serão apresentados os desafios e benefícios da Indicação Geográfica, com a explanação do superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado (Caccer), José Augusto Rizental. O objetivo desta apresentação será a de compartilhar a experiência do Cerrado Mineiro, detentora da única IG concedida para o produto café. Os procedimentos de registro serão apresentados pela analista de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Lucia Regina Rangel de Moraes Valente Fernandes. Também será dedicada parte da programação para a criação de uma associação dos produtores, com a formação de uma diretoria provisória. A integração dos produtores dos três municípios é requisito fundamental para a formulação do pedido de IG.


PROGRAMAÇÃO
26 de maio – quarta-feira
8h – Recepção, inscrições e entrega de material aos participantes
8h30 – Abertura oficial
9h – Palestra:
“Indicação Geográfica: situação atual e perspectivas para os cafés de Campestre, Machado e Poço Fundo”.
Miguel Angelo da Silveira: pesquisador
9h45 – Palestra
“Indicação Geográfica: desafios e benefícios”.
José Augusto Rizental: Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado
10h30 - Intervalo para o café
11h - Perguntas e debate
12h - Intervalo para o almoço
13h – Palestra
“Procedimentos de Registro de Indicação Geográfica no INPI”
Lucia Regina Rangel de Moraes Valente Fernandes: Analista de Indicação Geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI
13h45 - Perguntas e debate
14h15 – Encaminhamentos sobre os próximos passos e criação da Associação dos Produtores
15h45 – Intervalo para o café
16h – Conclusões
16h30 – Encerramento do Seminário

* Enviado por Cibele Aguiar - Jornalista responsável pelo projeto

Mudanças nas aulas práticas de trânsito


O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) informou, na semana passada, que já está em vigor a lei que obriga os alunos de autoescolas a terem pelo menos 20% das aulas práticas obrigatórias no período noturno. A alteração no Código de Trânsito Brasileiro estipula que os Centros de Formação de Condutores (CFC) ministrem atividades entre 20h e 22h. Cargas horárias dos cursos teórico e prático continuam as mesmas.
Com a medida, os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou à Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) terão que fazer quatro aulas (das 20 estipuladas) à noite. Nos casos de adição ou mudança de categoria serão três aulas das 15 exigidas.
Em Poço Fundo, as atividades noturnas dos CFC´s já são praticadas há algum tempo. Segundo o proprietário de uma autoescola, Marcos Soares, a Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) ainda não efetuou um contato oficial a respeito dos horários a serem cumpridos. Porém, ele ressaltou que isso não será problema para nenhuma empresa. “É apenas uma questão de adequação. A partir do momento em for estipulado isso, cumpriremos todas as exigências. Afinal, a lei é para ser cumprida”.
Marcos ainda afirmou que outras mudanças deveriam ser feitas, como a prática de aulas nas rodovias. “Acho correto o fato do aluno não dirigir somente durante o dia, pois ele deve se acostumar com o trânsito em várias situações. A implantação das aulas noturnas já é um grande avanço. Mas, na minha opinião, os órgãos competentes também poderiam exigir que os aprendizes praticassem atividades nas rodovias, pois, assim, eles teriam mais consciência sobre o trânsito”.
Outro fato que demonstra a adequação dos poço-fundenses à resolução foi o exame prático para a retirada da CNH realizado no último dia 19 (quarta-feira). Nele, o horário foi transferido para as 18 horas. 

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Poço Fundo ganha Velório Municipal

A Prefeitura de Poço Fundo entregou à população, nesta quarta-feira (12), o Velório Municipal José Bernardes Pereira. A obra é uma ação importante e que visa atender a população poço-fundense na hora mais difícil de suas vidas: a da despedida de entes falecidos. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades e da família do homenageado (que dá nome ao velório). O engenheiro Humberto Penha (responsável pelo projeto) e o ex-vereador Ionésio Dozza (construtor e mestre da obra) também acompanharam o evento.
A cobertura completa deste acontecimento estará na edição 271 do Jornal de Poço Fundo.